Marketing 3.0 – você está fazendo isso errado!

Deixe um comentário

17 de junho de 2012 por Ádila Lopes

Uma DICA:

Longe, muito longe de me designar especialista. Mas tenho observado algumas ações completamente anômalas quanto às práticas nesse novo contexto de comunicação em que vivemos. E ai, considerando os estudos, a prática diária em ações aqui e ali, e claro, considerando os ensinamentos e provas compartilhadas pelos mais experientes profissionais da área, me atrevo a dizer: tem muita gente entendendo errado o conceito e prática do marketing 3.0.

Marketing 3.0 não é lançar mãos das novas tecnologias ou simplesmente criar perfis para empresas e negócios em sites de redes sociais. Não, Marketing 3.0 é uma questão mais profunda e passa por uma nova mentalidade, uma nova maneira de ver e agir nas relações entre empresas e consumidores, assim digamos. Marketing 3.0 passa pela compreensão de atendimento de necessidades além do puro e velado consumo, estendendo-se a uma disposição sincera por parte dos dirigentes de empresas e negócios em, de fato, se relacionar com pessoas, abrindo-se para a participação e efetiva colaboração. Portanto, é necessário a implantação de uma nova cultura de negócios.
Dizer-se empresa 3.0 porque tem uma página no Facebook e afins, é no mínimo uma loucura, se esta empresa continua preocupada tão somente em atender às suas necessidades de vendas (de produtos, serviços, etc).

É penoso ver que muitas empresas ainda não se deram conta de que vivemos uma nova e inversível era de pensamento, comunicação e principalmente, comportamento. É preciso evoluir para manter-se vivo. Comece por evoluir sua maneira de pensar seus negócios, suas abordagens. Evolua quanto a sua comunicação. Ouça mais. Fale menos. Seja mais pessoal e menos burocrático. Por fim, evolua exercitando novas práticas comportamentais na sua relação com o seu público, não os veja e os trate apenas como consumidores, clientes. Vá além, torne-os parceiros e entenda as suas verdadeiras necessidades.

Os resultados virão para os que entenderem o novo mundo.

Um abraço,

Ádila Lopes

Deixe um comentário