MÉTRICAS EM MÍDIAS SOCIAIS, A UM PASSO PARA O SUCESSO DE SUAS AÇÕES.

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21 de agosto de 2012 por Ádila Lopes

Oi Pessoal,

depois de um tempo relativo de ausência por aqui, vamos ver se consigo retomar os posts.
Hoje, quero trazer artigo que escrevi para o Blog da Mix7 – Agência de Marketing Digital.

Se você não mede, como poderá avaliar os resultados de uma ação? Isso se aplica a todos as práticas de ações de trabalho.

Segundo Marilda Castro, Diretora da Communication Advison, estamos em um momento “em que as métricas passaram a ser mais importantes que as ações em si”, e ai, como ela mesma descreve, vemos marcas, empresas e negócios repetindo, num vicioso ciclo, a tática da busca desesperada por “likes” e “seguidores”, atribuindo à quantidade, o sucesso da presença nos canais de mídias sociais.

Ai entra uma questão que precisa ser considerada: qual o caminho coerente para ações realmente bem sucedidas nas mídias sociais? Para orientar nesta questão, Marilda Castro, elenca algumas competências que devem ser desenvolvidas, a saber: desenvolvimento de conteúdo, gerenciamento de comunidades e análise de métricas. Dessa forma, é preciso aprender a lidar  com estas competências, senão dominá-las, para que o caminho do sucesso seja, de fato, real.

Assim, se encaramos como questão importante a análise de números, há um processo de expertise a ser aplicado, que vai além dos “likes” e que poderão balizar as ações de mídias sociais na direção de resultados alinhados aos objetivos estratégicos dos negócios, ou seja, vendas, novos negócios. Então, na sua compreensão de métricas a serem consideradas, observe:

  • Alcance: quantidade de fãs, seguidores, assinantes, visitantes, views, comentários, menções;
  • Engajamento: qualidade de posts, comentários, likes, shares, como se dá a participação das pessoas em torno da marca e como o conteúdo é disseminado;
  • Comprometimento: identificar evangelizadores que possam “trabalhar” pela marca com recomendações, réplica de conteúdo, comentários positivos, defesa da marca;
  • ROI: esta é a mais complicada fase, mas deve-se, desde o início, independente do porte de negócio, estabelecer quais serão os indicadores de desempenho (KPI’s) a serem considerados. É necessário observar que a complexidade é maior, em razão da subjetividade que envolve a análise de impacto de ações sobre reputação, boca a boca e afins.

A chave, porém, para tudo isso, é entender que oferecer conteúdo relevante, é sem dúvida a mais eficiente forma de incentivo aos fãs para se envolverem com as marcas.

Até breve,

Ádila Lopes

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