Procurando a melhor rede social para o seu negócio

Deixe um comentário

10 de maio de 2012 por Ádila Lopes

Na hora de se criar uma estratégia em redes sociais para uma empresa é importante conhecer todas as opções e plataformas disponíveis e também o que estas podem oferecer. Muitas empresas caem no erro de não ter contas em redes sociais que poderiam beneficiá-las e muitas vezes isso acontece porque as desconhecem, outras vezes porque se deixam levar pelos demais.

Com a intenção de facilitar às empresas a busca de uma rede social adequada, a empresa Imbue Marketing apresentou um infográfico emq ue mostra as características e funcionalidades das principais plataformas.

Em primeiro lugar temos o Youtube, rede social que permite subir vídeos e também compartilhá-los. Por pertencer a Google está muito bem posicionado nos motores de busca e incluem tanto conteúdo profissional como de amadores. O que faz o Youtube se destacar dos demais canais de mídias sociais é que está baseado no compartilhamento de vídeos, resultando em uma ferramenta muito útil às empresas que podem dar a conhecer dos seus produtos, fazer vídeos tutoriais, demonstrações, promoções e inclusive entrevistas. Estas é uma mídia igualmente utilizada por homens e mulheres.

Facebook é outra história. Já agora é considerada a rede social mais importante do mundo com mais de 800 milhões de usuários ativos e oferece a possibilidade de colocar as pessoas em contato com amigos e familiares. Seu ponto forte está nas suas inúmeras possibilidades quando os usuários da rede, através de um botão podem, “Curtir”, Compartilhar Conteúdo, além de comentar e interagir de diversas formas. O público feminino é um pouco maior, com cerca de 55% de mulheres na rede social, frente a 45% de homens.

Se falarmos de microblogging, a plataforma líder é o Twitter. Os 140 caracteres de cada atualização se convertem em uma forma rápida e simples de dar a conhecer notícias, ideias e também pensamentos aos usuários. O Twitter tem certas vantagens por ser muito fácil de usar. Também, possibilita às empresas tornarem conhecidos seus eventos e promoções e podem transmitir um evento ao vivo. O Twitter tem mais de 250 milhões de atualizações diárias e tem a mesma proporção de usuários que o Facebook entre homens e mulheres.

Ultimamente, também é notícia o Instagram, por sua aquisição pelo Facebook. Esta aplicação móvel, permite editar e compartilhar fotos com as pessoas seguidoras do perfil. Editar é tão fácil com compartilhar e também é possível enviar para outras redes sociais. O Instagram já conta com 15 milhões de usuários e suas fotografias compartilhadas já chegam a 150 milhões.

O Pinterest também está na boca de todos ultimamente por seu incrível aumento de usuários nos últimos meses. Trata-se de uma rede social baseada em “boards” ou quadros em que se pode “pendurar” qualquer imagem que se julgue interessante na internet, isso graças ao botão “Pin It”.  É uma vitrine incrível para qualquer empresa, ainda mais para aquelas que precisam valorizar a parte visual como vestuário e complementos, por exemplo. Com 10 milhões de usuários, trata-se de uma rede muito rápida e visual que tem conquistado, no momento, majoritariamente, ao público feminino, com 70% dos seus usuários.

Por outro lado temos o Sound Cloud, rede social que permite disponibilizar música e áudios de voz e compartilhá-los com os amigos. É utilizada principalmente pelo público jovem, tendo 37% dos seus usuários com idade entre 18 e 24 anos. Seu uso entre homens e mulheres é similar (57% homens e 43% mulheres).

Quando falamos de aplicações baseadas em Geolocalização, destaca-se o Foursquare. Com 15 milhões de usuários, esta rede social permite oferecer algo de diversão ao mundo da geolocalização com recompensas quando se faz checking ao visitar algum site. Seu sistema de pontuação permite converte-se em um jogo de competição com amigos e por ele a rede social te recompensa com ofertas e descontos. No Foursquare prevalece o público masculino com 60% de usuários, frente a 40% de mulheres.

O Linkedin é uma rede profissional por excelência. Foi criada para ajudar os profissionais a criarem uma agenda de contatos e conectá-los com pessoas importantes do seu setor. É conhecido como o “Facebook para adultos” e permite ao usuário criar novas relações profissionais que podem beneficiá-lo, assim como disponibilizar a visualização de currículo. Com 100 milhões de usuários, 59% do seu público é de mulheres e 41% de homens.

Por último se destaca o Google+. Com 90 milhões de usuários, esta rede social busca promover o relacionamento entre os usuários, através do “círculos”, além disso, pode melhorar o posicionamento da empresa nos buscadores do Google. É utilizada em 63% por mulheres e 37% por homens.

Fonte: Puro Marketing.

——————————————————

Ádila Lopes

Sociali.Me! Social Media Marketing, Agency

Consultoria, Palestras e Treinamentos em Mídias Sociais para Pequenas Empresas.

www.sociali.me

Deixe um comentário